Auto - Exame de Mama - sua importância



Auto- Exame das Mamas

A mulher pode fazer a detecção precoce do câncer de mama através de um exame visual e de palpação, chamado “auto-exame das mamas”. Este exame deve ser realizado regularmente, logo após a formação da mamas, como prática de cuidado e conhecimento do seu próprio corpo.
O melhor período para a sua realização é de 7 a 10 dias após a menstruação, quando as mamas ficam menos túrgidas, facilitando o eventual encontro de alterações.
Para as mulheres, que não menstruam, como por exemplo, aquelas que já se encontram no climatério (fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo), ou as que se submeteram a histerectomia (retirada do útero), ou ainda aquelas que estão amamentando, deve-se orientar para a escolha arbitrária de um dia do mês para a realização do auto- exame.

Técnica do auto- exame

• Primeiro com os braços ao longo do corpo e, depois com os braços elevados acima da cabeça, a mulher deve olhar suas mamas diante do espelho observando alguma alteração no contorno das mesmas, inchaço, depressão no mamilo ou na pele.

• Em seguida, deve apertar ligeiramente o mamilo para verificar se há alguma secreção.

• Proceder á palpação com a pele molhada, para que os dedos deslizem com facilidade. Primeiro, levantar o braço esquerdo e com os dedos esticados tocar suavemente a mama esquerda, em movimento circulares, procurando alguma protuberância, saliência, nódulo ou área com endurecimento. Em seguida, repetir o mesmo para a outra mama.

• Confortavelmente a mulher deve colocar uma das mãos sob a cabeça e, com a outra, palpar a mama oposta em movimentos circulares de fora para dentro, incluindo a axila. Em seguida, repetir o processo na outra mama. O importante é que toda a mama seja palpada. Com um pouco de pressão dos dedos pode-se sentir o tecido abaixo da pele, facilitando a detecção de nódulos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas